Passada a semana de Páscoa, e depois de comer aquele monte de chocolate, veio aquela dor de cabeça chata? É verdade que o consumo de chocolate pode desencadear crises de enxaqueca? Pois bem. É conhecido que o chocolate contém diversas substâncias que podem acarretar um quadro doloroso, como por exemplo: feniletilamina, teobromina, cafeína e catequina, a quais interferem diretamente no cérebro e podem desencadear mudanças de fluxo sanguíneo e na liberação de neurotransmissores.
A feniletilamina é relatada como um neurotransmissor que pode desencadear crises em indivíduos suscetíveis, sendo considerado um gatilho.
Outro componentes presentes no cacau também podem desencadear as crises, chamadas de metilxantinas (ex. cafeína e teobromina).Outros alimentos podem desencadear crises, como os cítricos, café, alimentos gordurosos.
Isso significa que o paciente que tem enxaqueca precisa parar? Não necessariamente. Mas o consumo com moderação é mais do que permitido. E sempre é bom dar preferência aos chocolates amargos. Até porque existem sim efeitos benéficos do chocolate.
O alimento é rico em flavonóides, o que comprovadamente reduz as chances de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. Além de modular a probiota intestinal.
Independentemente de qual seja o desencadeador dos seus episódios de enxaqueca, o importante é buscar ajuda para reduzir a intensidade e a frequência das crises para que você viva sem dor.