• O QUE É ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)?
O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
• AVC HEMORRÁGICO
AVC hemorrágico é quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. A hemorragia pode acontecer no interior do tecido cerebral (AVC hemorrágico intraparenquimatoso), que é o mais comum e responsável por cerca de 15% de todos os casos de AVC. O sangramento também pode ocorrer perto da superfície cerebral, entre o cérebro e meninge, conhecido como hemorragia subaracnóidea, fortemente relacionado com ruptura de um aneurisma cerebral. O AVC hemorrágico é mais grave que o isquêmico, causando mais mortes, proporcionalmente.
• AVC ISQUÊMICO
AVC isquêmico ou acidente vascular cerebral isquêmico se dá quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem, sendo essa condição chamada de isquemia. A obstrução da artéria pode ser causada por um trombo, que é um coágulo de sangue que se forma na parede da artéria ou por um êmbolo, que na mais do um trombo que se desloca na corrente sanguínea até ficar preso em um vaso sanguíneo cerebral menor que seu tamanho.
• FATORES DE RISCO
Os fatores de risco mais conhecidos para um AVC, seja qual for o tipo, são:
– Hipertensão arterial;
– Diabetes;
– Sedentarismo;
– Tabagismo;
– Doenças do coração (arritmias…);
– Dislipidemia (aumento do colesterol e triglicerídeos);
– Álcool (em excesso) e drogas ilícitas;
– Anticoncepcional;
– Idade e sexo;
Ainda que um AVC possa surgir em qualquer idade, inclusive entre crianças e recém-nascidos, sua incidência cresce à medida que avança a idade. Pessoas do sexo masculino exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC.
– História pregressa;
Quem já teve um AVC, ou outra doença vascular como o infarto do coração e a doença vascular obstrutiva periférica, tem maior probabilidade de ter um AVC;
• BUSCANDO AJUDA
Se você ou alguém que você conhece estiver com um desses sintomas – dificuldade para falar, perda da força de um membro ou um lado do corpo, perda visual, – NÃO ESPERE MELHORAR!! CORRA!! Cada segundo é importante. LIGUE imediatamente para o número 192 (SAMU) ou para o serviço de ambulância de emergência do seu plano de saúde.
Vá para um hospital preparado para atender casos de AVC.
É importante observar e anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. Se houver rapidez no início do atendimento, os riscos de sequela se reduzem.
• AVC TEM TRATAMENTO
Quando a pessoa é atendida rapidamente após um AVC, suas chances de sobreviver e ter menos sequelas neurológicas são maiores.