Dia: 5 de Dezembro, 2022

Enviar um comentárioEnviar um comentário

Hérnia de Disco e tratamento por via endoscópica

Doenças, Procedimentos

Os discos funcionam como amortecedores da nossa coluna, estando presente entre cada corpo vertebral, podendo ser da região torácica, cervical e lombar. Nessas duas últimas, são onde as hérnias de disco aparecem com mais frequência.
São protrusões que causam compressão da raiz nervosa, podendo levar a crises de dor intensa, de difícil melhora com medicações comuns, como paracetamol e dipirona.
O exame de escolha e padrão-ouro para avaliar esses casos é Ressonância Magnética da Coluna vertebral.
Na maioria das vezes, as hérnias são de tratamento conservador, podendo regredir com reabilitação postural e fisioterapia. Durante o período de crises agudas de dor, devem ser manejados com analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e, até mesmo, opióides, como tramadol e morfina.
Para os casos em que não houve melhora ou existe algum déficit neurológico (perda de força e/ou sensibilidade de algum braço ou perna), é necessário o tratamento cirúrgico.
Uma opção de tratamento mais moderno que temos à disposição é a retirada da hérnia por endoscopia, cirurgia na qual é feita uma pequena incisão, que muitas vezes não passa de 1 cm, e por ela podemos utlizar o material para ser feita a remoção da lesão. O tempo de cirurgia chega em torno de 60 minutos. O período de internação hospitalar chega em média apenas um dia. 15 dias após o paciente já pode começar a realizar reabilitação com fisioterapia.