Dia: 27 de Novembro, 2022

Enviar um comentárioEnviar um comentário

Trombectomia para AVC isquêmico

Procedimentos

O tratamento chamado trombectomia para AVC isquêmico consiste na retirada de um coágulo, que está causando obstrução do fluxo sanguíneo cerebral, nos minutos / horas iniciais dos sintomas.
Indicado para casos em que existe a oclusão de grandes vasos cerebrais, as artérias, como as carótidas e cerebrais médias.
É realizado em um hospital com sala de hemodinâmica, onde é feito um cateterismo e através de uma stent especial, chamado de stent retriever, esse coágulo é capturado e aberto a circulação cerebral que encontrava-se ocluída
Quanto mais precoce for feita a intervenção, maiores as chances de recuperação e menos taxas de complicações. Por isso é importante a urgência na condução e execução da terapia adequada, definida pelo médico.
Enviar um comentárioEnviar um comentário

Você sabia que existem dois tipos de AVC?

Doenças

1) O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.
2) O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.
Enviar um comentárioEnviar um comentário

Já ouviu falar em pseudotumor cerebral?

Doenças

Pseudo exprime a noção de falso. É uma doença a qual tem sintomas semelhantes a de alguém com uma lesão expansiva intracraniana. Como, por exemplo, dor de cabeça, turvação visual, com edema das papilas ópticas.
Ou seja, Pseudotumor cerebral ou hipertensão intracraniana idiopática é uma síndrome caracterizada por aumento difuso da pressão intracraniana na ausência de evidências clínicas, laboratoriais e radiológicas de massa tumoral, processo infeccioso, parasitário ou obstrução do sistema ventricular, causado pela elevada pressão no líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema nervoso. Em um exame de punção lombar consegue-se aferir a pressão desse líquido. O tratamento pode ser feito através de uma angioplastia de um seio venoso cerebral com stent, ou seja, a abertura de uma veia no cérebro de forma percutânea, por cateter.