Instrumento utilizado pela equipe Neurolife para realização de cirurgias para remoção de tumores cerebrais com mais segurança. Consiste em técnicas projetadas para ajudar os neurocirurgiões a localizar com precisão diferentes processos patológicos intracerebrais, usando um conjunto de exames de imagem realizados antes da cirurgia (por exemplo Ressonância Magnética).
Como é usado na cirurgia? Um software que consegue unir a imagem da ressonância magnética realizada antes do procedimento e a anatomia do paciente em tempo real, por meio de um apontador que sinaliza o local do cérebro a ser manipulado.
Isso tudo aumenta a segurança da cirurgia diminuindo a necessidade de incisões grandes.
Quais as opções de tratamento para o aneurisma cerebral?
Existem, atualmente, duas formas de tratar um aneurisma cerebral. A primeira, mais convencional, é a cirurgia aberta. Onde é realizada a clipagem do aneurisma através de microcirurgia.
Angiografia cerebral. O que você precisa saber.
é um procedimento diagnóstico invasivo que tem como objetivo avaliar com melhor definição os vasos sanguíneos cerebrais através de cateterismo. Tem o objetivo de confirmar doenças cerebrovasculares nos casos em que exames de imagem não invasivos, como a angioRM, apresentarem alguma alteração. Ela é realizada em um aparelho chamado de hemodinâmica, o qual trabalha com o uso de RX.
Procedimentos minimamente invasivos na Coluna Vertebral
Estes são alguns dos procedimentos minimamente invasivos realizados para o tratamento de algumas doenças da coluna vertebral.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
• O QUE É ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)?
O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Aneurisma Cerebral
• O QUE É ANEURISMA CEREBRAL?
Aneurisma cerebral é uma dilatação anormal da parede de uma artéria do cérebro. Muitas vezes só se descobre o aneurisma quando ele se rompe, havendo sangramento no cérebro ou no espaço subaracnóide (espaço onde circula o líquido que nutre o cérebro) causando o que chamamos de acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico, que, se severo, pode causar dano cerebral e até morte. A ruptura inicial leva à morte em quase um terço dos pacientes. Alguns pacientes podem apresentar mais de uma hemorragia se não tratada logo, o que aumenta a probabilidade de óbito.